|
A
CAPACITAÇÃO DOS FACILITADORES EM MINAS GERAIS
1 IntroduçãoA Secretaria de
Estado de Educação de Minas Gerais SEE-MG, em sua proposta de implantação do
Programa Estadual de Informática na Educação (PROINFO), coloca à disposição de seus
professores mais uma ferramenta auxiliar para o desenvolvimento de suas atividades
a Sala de Informática.
É necessário aperfeiçoar e descobrir novas maneiras de ensinar e aprender, para que haja um sistema educacional de qualidade que possa atender às necessidades e aos anseios dessa nova sociedade. Os recursos das novas tecnologias da informática devem ser apropriados pela educação para preparar o novo homem dentro das perspectivas de cidadania e de um novo modelo de sociedade. Para viabilizar esse projeto serão capacitados 02 (dois) professores facilitadores, por escola. 2 Objetivos do curso 2.1 Objetivos gerais
2.2 Objetivos específicos do curso
3 Capacitação do facilitador A capacitação dos facilitadores será ministrada pelos multiplicadores dos NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). A capacitação se destinará aos facilitadores das 260 escolas da rede pública estadual e municipal de ensino, correspondente a 25% do total. Número de professores a serem capacitados em cada NTE até março/99:
Em função do término do Curso de Especialização dos Multiplicadores de Minas Gerais em 10 de julho de 1998 e o atraso na liberação da verba, o início da capacitação dos Facilitadores ocorreu na segunda semana de agosto. Paralelamente, estão sendo realizadas sensibilizações em todo o estado de Minas com os Diretores das Superintendências Regionais de Ensino, Profissionais da Educação e Diretores das escolas envolvidas no Programa Estadual de Informática na Educação. Em virtude desses fatos, a capacitação dos professores das 25% das escolas está com o término previsto para março/99. 3.1 A seleção dos facilitadores Para seleção dos candidatos foram estabelecidos os seguintes critérios :
3.2 O Curso de capacitação A capacitação se dará em 04 módulos e começará à partir de Agosto de 1998
4 Monitoramento e avaliação Após o término de cada módulo os facilitadores preencherão uma ficha de avaliação do módulo, constando os seguintes aspectos:
Além da avaliação escrita será solicitado a cada escola que envie um projeto pedagógico, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Escola, que integre as ferramentas informáticas vistas naquele módulo. Esses projetos serão avaliados e monitorados pelo NTE responsável pela escola, pela Divisão de Dinamização Pedagógica de cada Superintendência e pelo Núcleo Central, quando necessário. Estão também previstas visitas in loco às escolas para o acompanhamento e assessoramento dos trabalhos executados. Para a preparação dos Módulos de Capacitação dos Facilitadores serão realizados, em Belo Horizonte, encontros com os Multiplicadores dos dez NTE de Minas Gerais com o objetivo de estabelecer um plano único de trabalho para todo o estado. As especificidades de cada região serão respeitadas quando do planejamento do Projeto Pedagógico. Equipe do NTE-MG-1 Setembro de 1998 |